PORTFOLIO DE CAPACITAÇÃO

Projeto Rendarte do Hospital do Cancêr de Pernambuco (2010)

Projeto Rendarte do Hospital do Cancêr de Pernambuco (2010)

ONG casa da Mulher do Nordeste (2011)

Feira do Empreendedor SEBRAE - João Pessoa-PB (2012)

ONG Cairuçu - Paraty Eco Fashion 2013

Associação Mãos que se Ajudam - Lucena-PB

ONG Caatinga - Afogados de Ingazeira-PE

Alagoana, vivendo em Recife desde 2003, deixei a área de comunicação social para me dedicar às artes plásticas. Sou pintora e designer de acessórios, especializada em biojoias, que são acessórios criados a partir da matéria prima natural, sendo todo trabalho desenvolvido com base nos princípios da sustentabilidade, ou seja, com compromisso social e respeito ambiental. No desenvolvimento de capacitação, o foco maior são os grupos sociais de baixa renda.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DE CAPACITAÇÃO:

2014 – Capacitação na produção de biojoias em projeto financiado pela Petrobras e executado pela ONG Caatinga, beneficiando jovens de baixa renda que vivem nos sertões do Pajeú e Araripe – Afogados da Ingazeira/PE

2013 – Capacitação voluntária na produção de biojoias desenvolvida em benefício de dois grupos sociais para o Instituto Colibri e Associação Cairuçu, com resultados do aprendizado apresentados durante a terceira edição do Paraty EcoFashion – Paraty/RJ

2013 – Idealização/ execução do projeto “Pernambuco Feito a Mão”, movimento que agrega 16 artistas e designers, além de quatro artesãos convidados que vivem no estado de Pernambuco e  que desenvolvem moda, arte e artesanato baseados nos princípios da sustentabilidade, na matéria prima natural, no reuso de descartes naturais ou industriais mas sem perder o foco do design. O objetivo é divulgar, promover e comercializar os produtos dos profissionais envolvidos através da exposição na loja do projeto e em exposições itinerantes, além da realização de cursos e oficinas desenvolvidos pelos participantes nas mais variadas especialidades.

2013 – Integrando equipe de 10 (dez) profissionais que prestam de serviços para o SEBRAE/PE, através da empresa Bio Fair Trade, para o desenvolvimento de 180 (cento e oitenta) produtos de 90 (noventa) artesãos pernambucanos, nas mais variadas tipologias, com foco na comercialização durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil.

2012 – Curso de Capacitação para Produção de Biojoias em Coco – Associação Mãos que se Ajudam – Lucena/PB – 60 horas – SEBRAE/PB

2012 – Feira do Empreendedor- SEBRAE/PB- Espaço Economia Criativa- Desenvolvimento de 04 (quatro) Oficinas Criativas de Biojoias.

2012 – Capacitação na produção de biojoias para projeto social desenvolvido com recursos do governo federal , sob a coordenação da Prefeitura do Recife e execução da ONG “Casa da Mulher do Nordeste”, tendo como público alvo, 100 (cem) mulheres de baixa renda, vítimas de violência doméstica e sexistas, num total de 320 horas de aulas – Junho a Novembro/12.

2011 – Idealizadora do movimento Coletivo Brasil – Moda Sustentável, que atualmente conta com a participação de 22 (vinte e duas) marcas brasileiras e profissionais voluntários. Tem como objetivo valorizar, divulgar, promover e popularizar a moda sustentável nacional.

2011 – Consultoria em moda sustentável para produção do Aurora Eco Fashion, primeiro evento de moda com foco na sustentabilidade realizado em Pernambuco pelo produtor Nestor Mádenes.

2011 – Capacitação, como consultora do Centro Pernambucano de Design, na produção de acessórios naturais com foco nas biojoias, para integrantes da Associação Bio Artes – 100 horas – Porto de Galinhas/ PE

2011 – Capacitação voluntária para produção de acessórios naturais desenvolvida em parceria com o Instituto Colibri/Paraty Eco Fashion e Associação de Moradores de Trindade– 30horas- Paraty/RJ

2010/11 – Desenvolvimento de cursos e oficinas de biojoias, como trabalho voluntário como parceira do projeto Rendarte, que tem sua sede no hospital de Câncer de Pernambuco. O projeto é uma realização da Rede Feminina de Combate ao Câncer e tem como objetivo humanizar a experiência hospitalar de pacientes em tratamento, promovendo também a geração de renda e inclusão social- Recife/PE.

2009 – Idealização, desenvolvimento e execução do projeto Jovens de Fibra – Realizado em parceria com o Governo de Pernambuco, através da administração de Fernando de Noronha, Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Fernando de Noronha e da iniciativa privada (Sisalsul) e teve como objetivo a inclusão social e profissional de Jovens e adultos da comunidade, através da 2010/ 2011-  qualificação na produção de acessórios de moda desenvolvido a partir das fibras naturais –– 160 horas – Ilha de Fernando de Noronha/PE.

2008 – Lançamento do CD-ROM “Uma Viagem ao Universo Natural das Biojoias”, que é resultado de dois anos de pesquisa sobre as sementes brasileiras usadas na produção de acessórios naturais desenvolvidos dentro dos princípios da sustentabilidade.

2005 – Oficina de idéias e capacitação em acessórios de moda e decoração, desenvolvidas com grupo social no município de Japaratinga/AL, objetivando a melhoria no conceito criativo e estético do trabalho artesanal elaborado a partir do uso da matéria prima colhida do ambiente como descarte natural. (Trabalho voluntário)- 60 horas – Japaratinga/AL